GEOTECNOLOGIAS E SUA INTEGRAÇÃO AO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA A CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS INOVADORAS
Resumo
O uso dos recursos didáticos na sala de aula permite que haja uma maior participação e interação dos alunos e professores nas atividades educativas, tornando os alunos cada vez mais sujeitos partícipes do processo de ensino e aprendizagem. Ainda, o uso das TDICs possibilitam aulas interativas e motivadoras, trazendo a inovação para a prática pedagógica no ensino da Geografia, favorecendo a construção do pensar geográfico pelos alunos, despertadas pelo seu protagonismo diante das facilitações e interações promovidas pela inserção das TDICs no planejamento pedagógico. O presente trabalho apresenta proposta pedagógica elaborada no primeiro semestre do ano de 2020 e voltada para o ensino da Geografia Física junto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no município de Paulista (PE). Contudo, a consequências advindas da Pandemia da COVID-19 que afetaram as diferentes instituições de ensino impossibilitaram a realização da mesma. Ademais, este trabalho apresenta como, no ensino da Geografia, o uso dos recursos tecnológicos oportunizam que esta disciplina no Ensino Fundamental expresse seu caráter científico através da construção de conhecimento por uma aprendizagem significativa e crítica com auxílio dos recursos tecnológicos e geotecnologias disponíveis.