GEOTECNOLOGIAS E SUA INTEGRAÇÃO AO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA A CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS INOVADORAS

  • Robson Luis Trindade Lustosa
  • Eduardo Augusto da SILVA

Resumo

O uso dos recursos didáticos na sala de aula permite que haja uma maior participação e interação dos alunos e professores nas atividades educativas, tornando os alunos cada vez mais sujeitos partícipes do processo de ensino e aprendizagem. Ainda, o uso das TDICs possibilitam aulas interativas e motivadoras, trazendo a inovação para a prática pedagógica no ensino da Geografia, favorecendo a construção do pensar geográfico pelos alunos, despertadas pelo seu protagonismo diante das facilitações e interações promovidas pela inserção das TDICs no planejamento pedagógico. O presente trabalho apresenta proposta pedagógica elaborada no primeiro semestre do ano de 2020 e voltada para o ensino da Geografia Física junto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no município de Paulista (PE). Contudo, a consequências advindas da Pandemia da COVID-19 que afetaram as diferentes instituições de ensino impossibilitaram a realização da mesma. Ademais, este trabalho apresenta como, no ensino da Geografia, o uso dos recursos tecnológicos oportunizam que esta disciplina no Ensino Fundamental expresse seu caráter científico através da construção de conhecimento por uma aprendizagem significativa e crítica com auxílio dos recursos tecnológicos e geotecnologias disponíveis.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LUSTOSA, Robson Luis Trindade; SILVA, Eduardo Augusto da. GEOTECNOLOGIAS E SUA INTEGRAÇÃO AO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA A CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS INOVADORAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1774>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC