MODELAGEM ESTATÍSTICA CRÍTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Resumo

Nesse texto procurou-se trazer alguns elementos que possibilitassem a reflexão sobre o uso de modelagem estatística crítica com o uso de tecnologias da informação e comunicação no curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia. O objetivo da pesquisa foi discutir e analisar o impacto de trabalho com projetos de Modelagem Estatística no processo de ensino e aprendizagem da Estatística mediada com o uso de tecnologias da informação e comunicação na formação de engenheiros ambientais, considerando a teoria sócio-crítica da educação. Trata-se de um estudo qualitativo por meio de uma pesquisa-ação. A perspectiva teórica adotada considera modelagem estatística crítica como uma perspectiva pedagógica aliada às Tecnologias da Informação e Comunicação. A partir do trabalho com projetos refletimos sobre a importância de proporcionar condições para que os acadêmicos se desenvolvam de forma autônoma e cooperativa, com o uso de tecnologias da informação e comunicação a fim de construir o próprio conhecimento, a partir da ousadia da busca, da pesquisa, transformando, assim, o exercício de pensar em construir. A avaliação dos resultados obtidos nos mostrou que essa abordagem proporcionou ganhos no processo de ensino e aprendizagem de Estatística. Os alunos desenvolveram uma postura investigativa, reflexiva e crítica ao trabalharem com situações reais do seu interesse através de projetos da modelagem estatística crítica e o uso de tecnologias da informação e comunicação.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
EVANGELISTA, Dilson Henrique Ramos; EVANGELISTA, Cristiane Johann. MODELAGEM ESTATÍSTICA CRÍTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1775>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC