GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE ENSINO: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA

  • Klara Granetto Lusitani
  • Janecler Aparecida Amorin Colombo

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal mapear os trabalhos elaborados com a plataforma online Google Classroom. Ademais, busca-se compreender “se” e “ como”  esta plataforma tem sido utilizada como uma ferramenta tecnológica para o ensino. Trata-se de um mapeamento sistemático de literatura, com busca e extração de dados em três plataformas eletrônicas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (BDTD – IBICT); Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para a busca, a palavra chave Google Classroom foi utilizada, com a sua correspondente em língua portuguesa, Google Sala de Aula. A coleção final foi constituída por 10 trabalhos. Os resultados obtidos mostram um aplicativo bastante versátil, com aplicações dentro e fora da sala de aula, que pode ser utilizado como suporte as metodologias ativas ou aliado a outras ferramentas tecnológicas,  possibilitando  interações diversas daquelas tradicionalmente esperadas  e ocasionando motivação à aprendizagem dos alunos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LUSITANI, Klara Granetto; COLOMBO, Janecler Aparecida Amorin. GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE ENSINO: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1776>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC