GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE ENSINO: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal mapear os trabalhos elaborados com a plataforma online Google Classroom. Ademais, busca-se compreender “se” e “ como” esta plataforma tem sido utilizada como uma ferramenta tecnológica para o ensino. Trata-se de um mapeamento sistemático de literatura, com busca e extração de dados em três plataformas eletrônicas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (BDTD – IBICT); Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para a busca, a palavra chave Google Classroom foi utilizada, com a sua correspondente em língua portuguesa, Google Sala de Aula. A coleção final foi constituída por 10 trabalhos. Os resultados obtidos mostram um aplicativo bastante versátil, com aplicações dentro e fora da sala de aula, que pode ser utilizado como suporte as metodologias ativas ou aliado a outras ferramentas tecnológicas, possibilitando interações diversas daquelas tradicionalmente esperadas e ocasionando motivação à aprendizagem dos alunos.