MOTIVAÇÕES, DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIVERSIDADE FOCADA EM EAD: RESULTADOS DE UMA SONDAGEM DIAGNÓSTICA

  • Edison Trombeta de Oliveira

Resumo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) existe desde 2012 e, a partir de 2014, começou a ofertar cursos de graduação próprios – antes, agia como agência de apoio para as outras universidades estaduais de São Paulo. À época, eram oferecidas as licenciaturas em Química, Física, Biologia e Matemática e as engenharias de Computação e de Produção. O presente artigo objetiva identificar, junto aos estudantes de licenciatura, o que os motivou a escolher esta licenciatura EaD, por quais desafios eles passam no decorrer do seu percurso de aprendizagem e quais contribuições eles enxergam no seu processo formativo durante o curso, frente aos seguintes estruturantes didáticos: avaliação, interação e recursos tecnológicos, sob a ótica do TPACK. Os dados foram coletados por meio de um questionário simples, encaminhado aos alunos por meio de email e com participação voluntária. Os resultados demonstram que os alunos têm grande preocupação com relação a sua avaliação no curso, bem como necessitam de fortalecimento de interação e de uso adequado de recursos tecnológicos para favorecer suas aprendizagens.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Edison Trombeta de. MOTIVAÇÕES, DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIVERSIDADE FOCADA EM EAD: RESULTADOS DE UMA SONDAGEM DIAGNÓSTICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1777>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC