OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
A discussão sobre a emoção no contexto da sala de aula nunca foi tão necessária como no contexto de afastamento social em virtude da pandemia de Covid-19. A educação socioemocional é discutida nesse trabalho, que investiga as publicações feitas por três programas de educação socioemocional veiculadas na mídia social Instagram. Trata-se, portanto, de um estudo bibliográfico, com base na teoria walloniana e sua concepção de afetividade, aliado ao estudo de teóricos que discutem o papel da escola, e pesquisa eletrônica, uma vez que foram selecionadas três postagens de cada programa no Instagram, sendo uma postagem de março, uma de abril e uma de maio de 2020. Discute-se as formas de “educar as emoções” dos alunos frente a um período incerto em que a escola em sua complexidade se reconfigurou por trás de telas devido a medidas de distanciamento social. Verifica-se o uso de imperativos nas postagens e certa responsabilização individual, no lugar da promoção de reflexões que considerem os diversos contextos dos estudantes. Por fim, o estudo indica a necessidade de aprofundar a discussão sobre a existência de uma “gestão” emocional que dicotomiza emoções “boas” e “ruins” e reforça certa positividade que não valida o sofrimento do sujeito. Além disso, revela-se o lugar que estes programas ocupam ao assumirem que a emoção atravessa e constitui o ato educativo, o que se mostra particularmente importante no que concerne ao alcance que possuem nas mídias sociais.