MULTILETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
A pesquisa é o recorte de dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFC). Trata-se de uma reflexão sobre práticas de leitura e escrita com o uso de tecnologias digitais. Com objetivo de investigar práticas de multiletramento de um grupo de jovens mediadas pelas tecnologias digitais. Especificamente analisar as construções multimodais dos integrantes do grupo; compreender a multimodalidade empregada na linguagem dos jovens. Tendo como referencial teórico (COPE; KALANTZIS, 2009); Cibercultura (LEMOS 2007). O estudo foi realizado por meio da pesquisa participante com caráter etnográfico. O procedimento de coleta de dados deu-se através da observação participante e da densa descrição das ações dos integrantes. Os resultados da abriu possibilidades de reconhecer práticas e aprendizagens que se constituem em outros espaços que não apenas aqueles convencionais de ensino, de dialogar com essas aprendizagens possibilitando ampliar o significado da escola para os jovens e as formas como a vivenciam.