MULTILETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Neila Rodrigues Santos

Resumo

A pesquisa é o recorte de dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFC). Trata-se de uma reflexão sobre práticas de leitura e escrita com o uso de tecnologias digitais. Com objetivo de investigar práticas de multiletramento de um grupo de jovens mediadas pelas tecnologias digitais. Especificamente analisar as construções multimodais dos integrantes do grupo; compreender a multimodalidade empregada na linguagem dos jovens. Tendo como referencial teórico (COPE; KALANTZIS, 2009); Cibercultura (LEMOS 2007). O estudo foi realizado por meio da pesquisa participante com caráter etnográfico. O procedimento de coleta de dados deu-se através da observação participante e da densa descrição das ações dos integrantes. Os resultados da abriu possibilidades de reconhecer práticas e aprendizagens que se constituem em outros espaços que não apenas aqueles convencionais de ensino, de dialogar com essas aprendizagens possibilitando ampliar o significado da escola para os jovens e as formas como a vivenciam.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTOS, Neila Rodrigues. MULTILETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1779>. Acesso em: 07 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC