NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS: AS METODOLOGIAS ATIVAS UNIDAS A TECNOLOGIA

  • JONATAN RAUBERGUE MARQUES DE SOUSA
  • Francisco Valdizar Forte
  • Solange Assunção Quintella
  • João Nogueira de Oliveira
  • Jose Erilanio Lacerda de Oliveira
  • Maria Elane Nunes

Resumo

As necessidades educacionais brasileiras atuais não estão sendo atendidas apenas através dos métodos tradicionais de ensino. Observa-se que há uma diminuição na sua utilização, dando espaço às novas metodologias. Nos métodos tradicionais de ensino a transmissão de conhecimentos e as informações, transformam o aluno em sujeito passivo e o professor em um possuidor de conhecimento. Atualmente na educação brasileira é presenciada a difusão de vários métodos modernos e ativos de ensino, que estão sendo utilizados para garantir que todos os alunos tenham oportunidades semelhantes de aprendizagem. Esse estudo teve como objetivo geral desenvolver um material capaz de despertar o interesse do professor e para implementar metodologias ativas unidas às novas tecnologias como ferramenta eficaz para ajudar as escolas a atenderem às necessidades do atual processo educacional. Um dos objetivos específicos é que as metodologias ativas, os dispositivos digitais, os softwares e as plataformas de aprendizagem ofereçam várias opções para adaptar a educação aos interesses, as motivações, as preferências pessoais e ao ritmo ideal da aprendizagem de cada aluno.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOUSA, JONATAN RAUBERGUE MARQUES DE et al. NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS: AS METODOLOGIAS ATIVAS UNIDAS A TECNOLOGIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1782>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC