GOOGLE EARTH: UM RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA

  • Ernesto Dumba Gabriel
  • Matilde Esperança Bernardo Gabriel
  • Abraão Kalungo Madureira Chivangulula

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm um impacto significativo em todos setores do mundo atual, incluindo o setor da educação. Elas, têm um papel relevante no ensino pois, permitem a dinamização das aulas nas suas diversas formas de organização por facilitar a fluidez na partilha de conteúdos. O trabalho, tem a finalidade de demonstrar a utilização das sugestões metodológicas para a integração do Google Earth no processo de ensino e aprendizagem (PEA) da Geografia, Escola do IIº Ciclo do Ensino Secundário “11 de Novembro” do Moxico, Angola. Nesta investigação se aplicaram a observação nas visitas à escola e às aulas no estágio pedagógico; a entrevista aos diretores e coordenadores de turnos e de disciplina e; o inquérito aos professores e alunos. Os resultados do diagnóstico revelaram que a implementação das orientações metodológicas que se propõem dirigidas aos professores de Geografia, permitem integrar nas aulas a Geotecnologia, de modo particular, o Google Earth favorecendo por sua vez os resultados das aprendizagens dos alunos e o interesse pela disciplina.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GABRIEL, Ernesto Dumba; GABRIEL, Matilde Esperança Bernardo; CHIVANGULULA, Abraão Kalungo Madureira. GOOGLE EARTH: UM RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1784>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC