GOOGLE EARTH: UM RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA
Resumo
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm um impacto significativo em todos setores do mundo atual, incluindo o setor da educação. Elas, têm um papel relevante no ensino pois, permitem a dinamização das aulas nas suas diversas formas de organização por facilitar a fluidez na partilha de conteúdos. O trabalho, tem a finalidade de demonstrar a utilização das sugestões metodológicas para a integração do Google Earth no processo de ensino e aprendizagem (PEA) da Geografia, Escola do IIº Ciclo do Ensino Secundário “11 de Novembro” do Moxico, Angola. Nesta investigação se aplicaram a observação nas visitas à escola e às aulas no estágio pedagógico; a entrevista aos diretores e coordenadores de turnos e de disciplina e; o inquérito aos professores e alunos. Os resultados do diagnóstico revelaram que a implementação das orientações metodológicas que se propõem dirigidas aos professores de Geografia, permitem integrar nas aulas a Geotecnologia, de modo particular, o Google Earth favorecendo por sua vez os resultados das aprendizagens dos alunos e o interesse pela disciplina.