NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR: O QUE REVELA A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA
Resumo
É consenso reconhecer que a sociedade sofre paulatinamente transformações significativas nos modos de comunicação e informação, inaugurando o que hoje se denomina Novas Tecnologias - TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação). Como integrante da sociedade, a educação também é fortemente impactada pela disseminação dessas tecnologias. Especialmente no contexto da escola pública, embora a presença das tecnologias seja incontestável, estas são utilizadas ainda de forma tímida e permeada por contradições. Nesse cenário, desperta curiosidade os modos como a produção acadêmica tem contribuído com essa discussão. Este trabalho, a partir de uma perspectiva qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), inspirada na análise documental (PIMENTEL, 2001), propõe-se a verificar se e como a questão das novas tecnologias na alfabetização tem sido tomada como na produção acadêmica brasileira, do período de 1999 a 2018 E, com bases nesses dados, identificar tendências e concepções. Utilizam-se como eixos organizadores: questões relacionadas ao impacto das novas tecnologias na dinâmica da vida da sociedade contemporânea; a influência da tecnologia na educação escolar; e as formas como professores alfabetizadores se relacionam com as novas tecnologias. Os resultados indicam a constatação da presença maciça das novas tecnologias na sociedade. E, no âmbito da escola, o predomínio das dimensões de uso e produção.