GOOGLE MEET COMO MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Apresentar novas configurações educacionais da contemporaneidade. Devido à situação ocasionada pelo isolamento social, a prática docente e a forma de interagir com os alunos estão passando por reformulações. As experiências com o ensino mediado pelo uso de tecnologias podem auxiliar os professores nesse novo processo educacional em suas práticas pedagógicas. Foi apresentado e ensinado como utilizar o aplicativo Google Meet, um serviço da Google, que oferece a possibilidade de interação individual ou coletiva, para criação de videoconferências e aulas em Ensino a Distância (EaD). Esta oficina serviu também para entender como lidar com a ferramenta que será usada nas demais oficinas do projeto reformulado em EaD. Para elaboração utilizamos Alexandre (2017); Brasil (1998); Brasil (2018); Brasil (2020); Castells (2011); Dudeney; Hockly; Pegrum (2016); Kenski (2012); Moran (2007); Prensky (2001a); Prensky (2001b); Silva (2017); Tarouco et al. (2003). O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo com objetivo participativo e descritivo, realizado com a participação de 65 professores da Rede Pública Municipal, sendo 46 professores de Duartina/SP e 19 professores de Ubirajara/SP, ambos do Ensino Básico. Concluiu-se que a formação foi de grande valia junto a estes professores pela relevância dos conteúdos abordados, pela facilidade de uso após apresentação e aplicação prática e da possibilidade de continuidade das formações anteriormente programadas.