OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O ENSINO DE FUNÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO DE REGISTRO DE ALUNOS DE 9º ANO

  • MARCELO LINS MUNIZ DE MELO SANTOS

Resumo

Esta proposta de trabalho, parte de uma dissertação em andamento, busca analisar a aprendizagem do conceito de Função em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste é elaborar e aplicar uma sequência de ensino sobre o tema, cujas atividades possam favorecer a mobilização e a transformação de registros de representação semiótica do objeto matemático função. Propor um trabalho pautado em diferentes registros de representação para construção do conceito de função poderá favorecer não apenas a compreensão do conceito deste objeto, como também os conceitos relacionados as diferentes famílias de funções tais como as polinomiais, por exemplo. Por isso, a escolha deste tema se deu ao fato de ser no ensino de funções onde o professor poder trabalhar todas as representações (Linguagem natural, algébrica, tabular e gráfica). A metodologia a ser utilizada será a quantitativa, pois serão analisados os problemas, colocando em gráficos e tabelas a quantidade de erros, acertos e quantas vezes tal registro foi utilizado, além de quantas vezes os alunos conseguiram fazer conversões em um sentido ou em dois sentidos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LINS MUNIZ DE MELO SANTOS, MARCELO. OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O ENSINO DE FUNÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO DE REGISTRO DE ALUNOS DE 9º ANO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1788>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição