NOVOS TEMPOS EXIGEM NOVAS POSTURAS: O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO 4.0
Resumo
Com a evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC's) e sua posterior aplicação na educação, um novo formato de ensino faz-se necessário. Neste contexto, buscamos com este trabalho discutir sobre os aportes necessários para a formação docente na chamada educação 4.0. Para isso, utilizamo-nos de uma experiência de implantação de um ambiente virtual de aprendizagem partindo da visão docente perante o novo processo. Como construção do argumento, partimos de aportes teóricos acerca da evolução da economia e de sua relação com a categorização da educação. Posteriormente, partimos para a apresentação de dados obtidos por meio de um estudo de caso e, finalmente, trazemos à guisa de discussão os saberes necessários para a formação docente em tempos de educação 4.0. Defendemos, todavia, que caberá aos novos currículos de formação docente a inserção de disciplinas que trabalhem o saber midiatizado. Deste modo, caberá uma reformulação dos cursos de formação inicial no que tange à educação 4.0.