O APLICATIVO WHATSSAPP COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES COLABORATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O avanço tecnológico vem forçando professores a repensarem suas práticas pedagógicas do ponto de vista epistemológico e educacional. Esse avanço passa pela adoção de metodologias alternativas no âmbito escolar que busquem criticidade dos educandos. O objetivo principal do trabalho está na análise da interação por meio do WhatsApp entre alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual em Campos dos Goytacazes/RJ que, em ambiente virtual discutiram um problema referente a ciências ambientais. A coleta e análise de dados se deram à luz da abordagem qualitativa, por meio da apreciação dos registros escritos obtidos nas discussões. Os resultados mostraram a presença de diferentes tipos de interlocução (avaliativa, interpretativa, informativa e negociativa) possibilitando ao professor a criação de estratégias para continuidade do debate. Este trabalho permitiu compreender que a construção do conhecimento não está restrita apenas ao ambiente escolar.