O APLICATIVO WHATSSAPP COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES COLABORATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Rachel de Salles Freitas dos Santos

Resumo

O avanço tecnológico vem forçando professores a repensarem suas práticas pedagógicas do ponto de vista epistemológico e educacional. Esse avanço passa pela adoção de metodologias alternativas no âmbito escolar que busquem criticidade dos educandos. O objetivo principal do trabalho está na análise da interação por meio do WhatsApp entre alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual em Campos dos Goytacazes/RJ que, em ambiente virtual discutiram um problema referente a ciências ambientais. A coleta e análise de dados se deram à luz da abordagem qualitativa, por meio da apreciação dos registros escritos obtidos nas discussões. Os resultados mostraram a presença de diferentes tipos de interlocução (avaliativa, interpretativa, informativa e negociativa) possibilitando ao professor a criação de estratégias para continuidade do debate. Este trabalho permitiu compreender que a construção do conhecimento não está restrita apenas ao ambiente escolar.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTOS, Rachel de Salles Freitas dos. O APLICATIVO WHATSSAPP COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES COLABORATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1790>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC