O BRINCAR HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ÉPOCA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ABORDAGEM COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
A pesquisa relata a experiência de propor a abordagem sobre o brincar heurístico na Educação Infantil, na turma do Maternal 1-A, de uma EMEI de Paraguaçu Paulista, durante a suspensão das aulas causada pela pandemia de COVID-19. A escolha da abordagem do brincar heurístico se deu a partir da reflexão de como dar continuidade às aulas na educação infantil sem muitos recursos materiais e financeiros ou orientação prévia dos pais, que em alguns casos, possuem dificuldades financeiras. O brincar heurístico busca desenvolver a aprendizagem através da exploração de objetos do mundo real, constituindo-se de brinquedos não estruturados. Partimos da metodologia baseada em pesquisa bibliográfica de Goldschmied e Jackson (2006), Oliveira (2015), Piaget (1999) e Freire (2007). O relato de experiência consiste em descrever como se desenvolveu a dinâmica de orientar os responsáveis a realizar a atividade adaptada “Cestos dos Tesouros”. As avaliações serão realizadas a partir do registro de fotos que os responsáveis tiraram durante a atividade e compartilhadas pelo aplicativo Whatsapp. A pesquisa busca colaborar com os professores de educação infantil para reflexão sobre a continuidade das aulas utilizando a criatividade e o suporte dos meios de comunicação.