PAIS COMO PROMOTORES DA LINGUAGEM DA CRIANÇA: UMA PROPOSTA DE ENSINO À DISTÂNCIA

  • Lívia Gabriela Campos Balog
  • Luiz Ricardo Gonzaga Ribeiro
  • Ana Luísa Polizel Libardi
  • Camila Domeniconi

Resumo

Ensinar pais estratégias de estimulação da linguagem para serem utilizadas no dia a dia com seus filhos tem impacto no desenvolvimento da linguagem das crianças. O presente estudo tem por objetivo desenvolver um programa de ensino a distância para pais estimularem a linguagem de seus filhos em interações do dia-a-dia. O procedimento será composto por quatro fases: 1) Construção dos módulos de ensino e avaliações; 2) Consulta de especialistas sobre o conteúdo do programa e formas de avaliação; 3) Disponibilização do programa no ambiente de aprendizagem e 4) Avaliação do programa pelos pais. O programa será disponibilizado na plataforma Moodle e serão utilizados recursos de gamificação para o ensino dos pais. Para avaliação do programa serão convidados dez pais de crianças entre dois e cinco anos, sendo cinco pais de crianças sem nenhum diagnóstico de deficiência ou transtorno e cinco pais de crianças com atraso de linguagem, deficiência intelectual ou autismo. Espera-se que, com o desenvolvimento do curso, os pais aprendam formas de estimular a linguagem infantil na rotina da família. As avaliações de satisfação fornecerão indicativos de possíveis melhorias para o desenvolvimento do programa.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GABRIELA CAMPOS BALOG, Lívia et al. PAIS COMO PROMOTORES DA LINGUAGEM DA CRIANÇA: UMA PROPOSTA DE ENSINO À DISTÂNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1795>. Acesso em: 10 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição