PAIS COMO PROMOTORES DA LINGUAGEM DA CRIANÇA: UMA PROPOSTA DE ENSINO À DISTÂNCIA
Resumo
Ensinar pais estratégias de estimulação da linguagem para serem utilizadas no dia a dia com seus filhos tem impacto no desenvolvimento da linguagem das crianças. O presente estudo tem por objetivo desenvolver um programa de ensino a distância para pais estimularem a linguagem de seus filhos em interações do dia-a-dia. O procedimento será composto por quatro fases: 1) Construção dos módulos de ensino e avaliações; 2) Consulta de especialistas sobre o conteúdo do programa e formas de avaliação; 3) Disponibilização do programa no ambiente de aprendizagem e 4) Avaliação do programa pelos pais. O programa será disponibilizado na plataforma Moodle e serão utilizados recursos de gamificação para o ensino dos pais. Para avaliação do programa serão convidados dez pais de crianças entre dois e cinco anos, sendo cinco pais de crianças sem nenhum diagnóstico de deficiência ou transtorno e cinco pais de crianças com atraso de linguagem, deficiência intelectual ou autismo. Espera-se que, com o desenvolvimento do curso, os pais aprendam formas de estimular a linguagem infantil na rotina da família. As avaliações de satisfação fornecerão indicativos de possíveis melhorias para o desenvolvimento do programa.