O CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOB O OLHAR DA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL
Resumo
O conhecimento do professor de Matemática é um processo complexo e multifacetado, o qual considera aspectos relacionados a sua constituição socialmente compartilhada. Assim, o presente estudo, recorte de uma pesquisa de doutoramento, pretende evidenciar e compreender os aspectos do conhecimento do professor de matemática em relação às características conceituais das TIC ao questionar: quais são os aspectos do conhecimento do professor de matemática em relação às características conceituais das TIC? Durante a análise dos dados realizamos um movimento dialógico, entre os dados constituídos na pesquisa de doutoramento e seus aportes teóricometodológicos, inter-relacionando os modelos de conhecimento com a Perspectiva Sociocultural. Aspectos do conhecimento do professor de matemática em relação às características conceituais das TIC foram evidenciados a partir dos modelos de conhecimento utilizados neste estudo e a compreensão ocorreu a partir da Perspectiva Sociocultural, com destaque ao conhecimento sobre determinadas formas de pensar e trabalhar com tecnologia que inclui a compreensão das TIC de maneira ampla e suficiente para aplicá-la de forma produtiva no trabalho e no cotidiano, podendo reconhecer quando a tecnologia pode ajudar ou limitar a consecução de um objetivo.