O CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOB O OLHAR DA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL

  • Agnaldo de Oliveira
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

Resumo

O conhecimento do professor de Matemática é um processo complexo e multifacetado, o qual considera aspectos relacionados a sua constituição socialmente compartilhada. Assim, o presente estudo, recorte de uma pesquisa de doutoramento, pretende evidenciar e compreender os aspectos do conhecimento do professor de matemática em relação às características conceituais das TIC  ao questionar: quais são os aspectos do conhecimento do professor de matemática em relação às características conceituais das TIC? Durante a análise dos dados realizamos um movimento dialógico, entre os dados constituídos na pesquisa de doutoramento e seus aportes teóricometodológicos, inter-relacionando os modelos de conhecimento com a Perspectiva Sociocultural. Aspectos do conhecimento do professor de matemática em relação às características conceituais das TIC  foram evidenciados a partir dos modelos de conhecimento utilizados neste estudo e a compreensão ocorreu a partir da Perspectiva Sociocultural, com destaque ao conhecimento sobre determinadas formas de pensar e trabalhar com tecnologia que inclui a compreensão das TIC de maneira ampla e suficiente para aplicá-la de forma produtiva no trabalho e no cotidiano, podendo reconhecer quando a tecnologia pode ajudar ou limitar a consecução de um objetivo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Agnaldo de; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. O CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOB O OLHAR DA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1796>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC