INCLUSÃO DIGITAL DE CRIANÇAS E JOVENS NO BRASIL: ALGUNS APONTAMENTOS CRÍTICOS

  • José Elias Domingos Costa Marques
  • Mônica Marina Persona
  • Renato Gomes Vieira

Resumo

O debate no contexto social hodierno sobre a Educação a Distância no Brasil, por intermédio da tradução do trabalho pedagógico na visualidade e na virtualidade dos recursos digitais, tem nas informações sobre a inclusão digital um componente imperioso no processo analítico, já que não é possível dissociar a incorporação de plataformas propositivas, no processo de ensino-aprendizagem desta modalidade, do acesso às tecnologias digitais. Relatório publicado pelo Tribunal de Contas da União (2015) constatou que ainda não é possível identificar, nas políticas públicas de inclusão digital no país, uma ação única e integrada, sendo que os programas e inclusão identificados coexistem de forma independente e desarticulada. O presente estudo, que compõe o relatório parcial do projeto desenvolvido pelo NEPECS-IFG, objetiva problematizar esta questão à luz da conjuntura pandêmica, ao debruçar-se analiticamente sobre dados publicados pela CETIC.br em 2019, que trata dos indicadores de acessibilidade e recursos para navegação na internet por crianças e jovens brasileiros. Constatamos que persistem privações quanto ao pleno acesso à internet destas categorias etárias pertencentes as famílias de baixa renda, prenunciando o impacto negativo na garantia das aulas diante da possibilidade de continuidade e/ou reposição do ano letivo de 2020 no formato remoto.  

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MARQUES, José Elias Domingos Costa; PERSONA, Mônica Marina; VIEIRA, Renato Gomes. INCLUSÃO DIGITAL DE CRIANÇAS E JOVENS NO BRASIL: ALGUNS APONTAMENTOS CRÍTICOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1797>. Acesso em: 13 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC