O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIRIO: REFLETINDO A PRESENÇA NA EAD

  • Anelize Pires Reynozo da Silva
  • Daniela Reis Freitas
  • Sônia Terezinha de Oliveira

Resumo

A presente investigação trará considerações a respeito do papel da interatividade na construção de uma presença efetiva em cursos de modalidade a distância. Para tanto, desenvolvemos um processo de escuta, a partir da Metodologia da Roda de Conversa, em que grupos de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO - Modalidade a Distância, pôde falar sobre o modo como se relacionam com as ferramentas de interação disponibilizadas pelo curso e com os demais sujeitos que as utilizam. Nessa perspectiva, buscou-se estabelecer relações entre essas múltiplas vozes, discutindo os conceitos de interação/interatividade e a sua conexão com o significado de presença. As falas dos sujeitos participantes da conversa apresentaram alguns resultados que apontaram para a necessidade dos mediadores a distância ressignificarem o uso das ferramentas interativas na relação com seus alunos, bem como buscarem ampliar o rol de ferramentas utilizadas, buscando, assim, maior dialogicidade entre as partes, de forma que a presença possa ser cada vez mais uma realidade vivenciada por todos os sujeitos envolvidos no processo de construção do saber dentro dessa modalidade de ensino.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Anelize Pires Reynozo da; FREITAS, Daniela Reis; OLIVEIRA, Sônia Terezinha de. O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIRIO: REFLETINDO A PRESENÇA NA EAD. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1798>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC