O ENCANTO DA UTILIZAÇÃO DO CELULAR NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DAS AULAS DE MATEMÁTICA

  • Carlos Eduardo Rocha dos Santos
  • Paula Gomes Soares da Silva
  • Márcio Alexandre do Nascimento Chagas
  • Alberto Mota Barbosa Júnior

Resumo

O presente artigo discute a utilização dos celulares na aula de Matemática para os estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, assim como demonstra algumas dificuldades e os benefícios do seu uso, sendo o objeto matemático uma atividade relacionando o Tangram com a Geometria. Observamos nesta pesquisa,os diferentes pontos de vistas dos professores em relação ao uso dos celulares em suas aulas. Fundamentamos esse artigo na Teoria de Vygotsky (1984; 1987) sobre o aprendizado e o desenvolvimento e nas ideias inovadoras e tecnológicas de Moran (2000; 2013), que discorre sobre a importância de potencializar o uso da tecnologia na educação. O percurso metodológico envolve a observação de uma atividade de manuseio de um Tangram, utilizando dobraduras, recortes e reconhecimento das figuras geométricas, a atividade foi finalizada com a utilização do aplicativo Mestre do Tangram, instalado nos celulares dos alunos. Refletimos com esse trabalho que a resistência em relação ao uso do celular com intuito pedagógico causa um entrave no avanço tecnológico e ressaltamos que a Matemática necessita ser desmitificada em toda o âmbito educacional.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTOS, Carlos Eduardo Rocha dos et al. O ENCANTO DA UTILIZAÇÃO DO CELULAR NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DAS AULAS DE MATEMÁTICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1801>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC