PLANEJAMENTO DIDÁTICO, MULTIDISCIPLINARIDADE E DESIGN EDUCACIONAL: DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Resumo
Em virtude da inexistência de uma ferramenta de educação permanente que atenda as especificidades do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), de forma gratuita e de amplo acesso, foi proposta uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o desenvolvimento de um curso em formato massivo aberto online (MOOC). Com vistas à qualificação dos serviços públicos prestados no Sistema Único de Saúde (SUS), o MOOC em questão será disponibilizado para a capacitação e educação permanente dos profissionais da área da saúde, especificamente a triagem neonatal. Este trabalho relata o processo de produção desse curso, detalha as etapas de planejamento didático e design educacional, as tecnologias utilizadas e a configuração da equipe multidisciplinar envolvida no processo de produção, que ainda se encontra em andamento. Como resultados parciais dessa experiência, ressalta-se o pioneirismo na oferta de um curso com temática tão relevante e demandada pela comunidade dos profissionais de saúde, aliado a uma robusta contribuição quantitativa e qualitativa a repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REA) com a ampla disponibilização dos REA produzidos para este curso. Além disso, reforça-se a importância da configuração de uma equipe multidisciplinar e da promoção de um processo de design educacional integrado, co-criativo e colaborativo para o planejamento de uma significativa experiência de aprendizagem.