PLANEJAMENTO DIDÁTICO, MULTIDISCIPLINARIDADE E DESIGN EDUCACIONAL: DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

  • Nathalia Savione Machado
  • Rogério Andrade Mulinari
  • Bruna Damiana Heinsfeld
  • Marineli Joaquim Meier

Resumo

Em virtude da inexistência de uma ferramenta de educação permanente que atenda as especificidades do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), de forma gratuita e de amplo acesso, foi proposta uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o desenvolvimento de um curso em formato massivo aberto online (MOOC). Com vistas à qualificação dos serviços públicos prestados no Sistema Único de Saúde (SUS), o MOOC em questão será disponibilizado para a capacitação e educação permanente dos profissionais da área da saúde, especificamente a triagem neonatal. Este trabalho relata o processo de produção desse curso, detalha as etapas de planejamento didático e design educacional, as tecnologias utilizadas e a configuração da equipe multidisciplinar envolvida no processo de produção, que ainda se encontra em andamento. Como resultados parciais dessa experiência, ressalta-se o pioneirismo na oferta de um curso com temática tão relevante e demandada pela comunidade dos profissionais de saúde, aliado a uma robusta contribuição quantitativa e qualitativa a repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REA) com a ampla disponibilização dos REA produzidos para este curso. Além disso, reforça-se a importância da configuração de uma equipe multidisciplinar e da promoção de um processo de design educacional integrado, co-criativo e colaborativo para o planejamento de uma significativa experiência de aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SAVIONE MACHADO, Nathalia et al. PLANEJAMENTO DIDÁTICO, MULTIDISCIPLINARIDADE E DESIGN EDUCACIONAL: DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1802>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição