O ENSINO ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS ALIADAS À MÚSICA NA ORQUESTRA ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA

  • Rafaela Alcantara Barata

Resumo

Orquestras acadêmicas podem ser espaços de interação entre o conhecimento, a arte e a tecnologia. Visando discorrer sobre a presença de avanços tecnológicos sobre o processo de ensino-aprendizagem musical no ensino superior, este trabalho expõe as particularidades da presença de artefatos digitais para fins pedagógicos no curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Pará, onde originou-se a Orquestra Eletrônica da Amazônia, constituída somente por teclados eletrônicos. A pesquisa foi realizada durante os anos de 2018 e 2019, caracterizando-se como descritiva e de abordagem qualitativa, escrita por meio da análise de ensaios, aulas e concertos, além de registros audiovisuais e referências bibliográficas. Entre estas, os estudos sobre a mídiaeducação de Belloni (2009), a docência universitária para Masetto (2005), metodologias ativas segundo Moran (2017) e acerca das inovações na formação de professores de música, observadas por Penna (2008). Ao final, destaca-se o aperfeiçoamento da performance artística e docente dos alunos que optaram por participar do projeto, os quais vivenciaram uma experiência didática mais afinada com a educação 4.0.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BARATA, Rafaela Alcantara. O ENSINO ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS ALIADAS À MÚSICA NA ORQUESTRA ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1808>. Acesso em: 25 set. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC