FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

  • Flávio Yukio Watanabe
  • Roberta F. C Moreira
  • Karina Gramany Say
  • Ana C. S. Beleza
  • Andréa A. Contini
  • Anielle C. M. Takahashi
  • Armando I. S. Antonialli
  • Ester A. Helmer
  • Flávia G. P. Gonçalves

Resumo

O desenvolvimento docente no Ensino Superior é essencial, frente às demandas das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de graduação e a necessária adequação de práticas educacionais às características cognitivas e comportamentais das novas gerações de estudantes. Na Universidade Federal de São Carlos, o Grupo MetAA tem atuado no desenvolvimento docente por meio de metodologias ativas de ensinoaprendizagem e estratégias de avaliação, principalmente por meio de oficinas presenciais. Com o distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19 e o surgimento do ensino remoto emergencial, o grupo propôs a realização de oficinas remotas utilizando aplicativos de reunião e comunicação virtuais por áudio e vídeo, além de outros aplicativos de atividades interativas e em equipe. Neste trabalho, são detalhados os processos de desenvolvimento de oficinas remotas sobre o uso de recursos digitais interativos e as estratégias de Aprendizagem Baseada em Equipes (do inglês Team-Based Learning) e de discussão no formato Aquário (ou Fishbowl, em inglês).

Publicado
2020-08-28
Como Citar
WATANABE, Flávio Yukio et al. FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1810>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC