PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM BOA COMPANHIA: PADLET, KAHOOT, GOOGLE CLASSROOM E OUTROS RECURSOS DIGITAIS

  • DÉBORA RACY SOARES

Resumo

Este artigo parte de sete atividades criadas com recursos tecnológicos, postadas no mural Padlet e também no Google Classroom, para alunos falantes de espanhol, em situação de aquisição tardia de Português Língua Estrangeira (PLE). O objetivo destas atividades é sanar dúvidas e dificuldades específicas de alunos de uma turma inicial de PLE na Universidade Federal de Lavras (UFLA), localizada no sul de Minas Gerais. As atividades propostas, baseadas em recursos como Google Form e Kahoot, propiciaram a formação de uma verdadeira comunidade de aprendizagem no WhatsApp; além de potencializarem o processo de aquisição de PLE. Com adesão de 50% dos alunos, durante o período de quarentena e de suspensão do período letivo, os exercícios propostos revelaram que cooperação e competitividade convivem, lado a lado, em uma mesma turma. Ademais, input constante e de qualidade, assim como feedbacks pontuais, podem manter a motivação e produzir situações que favorecem a autorregulação da aprendizagem e a resolução de dúvidas de forma lúdica e criativa.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RACY SOARES, DÉBORA. PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM BOA COMPANHIA: PADLET, KAHOOT, GOOGLE CLASSROOM E OUTROS RECURSOS DIGITAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1811>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição