O ENSINO DA ARQUITETURA EM ÉPOCA DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Cindy Rebouças Palmeira
  • Janielle Ferreira De Brito Lima
  • Pedro Ferreira Rolim

Resumo

O presente texto, trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência sobre uma disciplina presencial e prática do curso de arquitetura e urbanismo de um centro universitário em Fortaleza – CE que passou a ser ministrada online devido ao período de quarentena imposto pelo governo do Estado do Ceará, como estratégia de contenção do Covid-19. Assim, este estudo tem o objetivo de relatar a vivência e os resultados do ensino a distância de uma disciplina prática e presencial denominada “Projeto Arquitetônico Comercial”. Para a obtenção dos dados de análise descritiva desse texto, participaram do estudo 19 alunos de ambos os sexos, com idades entre 20 e 37 anos. Desse modo, foram analisadas as aulas semanais que ocorreram remotamente durante os meses de fevereiro a maio de 2020, onde foram enxertadas as novas estratégias metodologias. Foram observados o desempenho e rendimento dos alunos mediante e a situação de infraestrutura e vivência do novo. Logo, a experiência permitiu concluir que apesar do grande esforço da docente para manter as aulas com estimulantes e ativas, da instituição em disponibilizar uma plataforma virtual, existe ainda uma grande perda no conteúdo prático que é desenvolvido em sala de aula presencial para os alunos, aliado a um desestimulo na assiduidade de uma minoria, impactando diretamente no desenvolvimento dos projetos, das atividades e do aprendizado, requerendo mais da docente uma postura compreensível e humanitária, perante todos os demais fatores que podem influenciar nessa postura dos alunos

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PALMEIRA, Cindy Rebouças; LIMA, Janielle Ferreira De Brito; ROLIM, Pedro Ferreira. O ENSINO DA ARQUITETURA EM ÉPOCA DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1812>. Acesso em: 25 set. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC