O ENSINO DE CIÊNCIAS COM O USO DA FERRAMENTA DIGITAL SIMULADOR PHET POR MEIO DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • marcos coelho ramos
  • Kitawann Tayrone de Sousa Nunes Cardoso
  • Maria do Carmo Silva Carvalho

Resumo

Os avanços científicos e tecnológicos transformam a vida do homem cultural, social e cientificamente. O mesmo acontece com a educação no referente à forma de ensinar e aprender. A forte presença das tecnologias no espaço escolar é capaz de promover o ensino de ciências de modo mais eficaz e assertivo. Um dos recursos que encaixa nas pretensões de aprendizado da ciência é a plataforma digital PhET. Ela disponibiliza simulações de experimentos nas áreas de matemática e ciências. Isso é possível porque o simulador experimental apresenta características investigativas, já que foi feito com os princípios: incentivo à investigação científica, interatividade, modelos mentais visuais, conexão com o mundo real entre outros. Diante disso, o objetivo deste trabalho é fazer um levantamento de autores que estudam o tema ensino de ciências, por meio da estratégia investigativa e com o auxílio da ferramenta digital PhET, sendo necessário, para isso, comparar observações e resultados obtidos pelos autores estudados e baseando-se neles propor algo que contribua para aprendizagem discente com o uso da ferramenta PhET. Este estudo será feito através de pesquisa bibliográfica qualitativa, serão estudados autores brasileiros com publicações entre os anos de 2010 e 2020. Os resultados apontam que a metodologia investigativa com o auxílio do simulador PhET potencializam o aprendizado discente. As relações entre a simulação experimental e a estratégia investigativa complementam-se, já que ambas possibilitam a observação detalhada. Como consequência disso, o professor consegue desenvolver uma aula dinâmica. Além disso, os educandos vêm-se como participantes ativos durante processo ensino-aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RAMOS, marcos coelho; CARDOSO, Kitawann Tayrone de Sousa Nunes; CARVALHO, Maria do Carmo Silva. O ENSINO DE CIÊNCIAS COM O USO DA FERRAMENTA DIGITAL SIMULADOR PHET POR MEIO DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1813>. Acesso em: 18 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC