O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NO CIBERESPAÇO: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO ONLINE E PEDAGOGIA DECOLONIAL

  • Marília Passos Apoliano Gomes
  • Bruno Ferreira Freire Andrade Lira

Resumo

O artigo analisa as potencialidades e desafios do ensino de Ciências Sociais no Brasil a partir das crescentes necessidades da educação online. Realiza uma breve reflexão crítica de como essa modalidade pode ser desenvolvida em diálogo entre os paradigmas da educação online (com os estudos de Demo, Pireddu, Bacich e Santos) e da pedagogia decolonial (Quijano, Walsh). Esta última compreendida como possibilidade de resistências e existências, dando visibilidade a metodologias críticas e transformadoras, desenvolvendo educandos ativos e participativos. Temos por objetivo: compreender como a educação online dialoga com a pedagogia decolonial, refletindo como as pesquisas podem contribuir para o ensino de Ciências Sociais no Brasil; entender quais são os desafios da aplicação da educação online ao ensino de Ciências Sociais; analisar quais os principais desafios a serem enfrentados na implementação da educação online nessa área. O trabalho se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica transdisciplinar e de consulta e análise de reportagens e documentos oficiais. Conclui-se refletindo acerca do ensino de Ciências Sociais e seu potencial transformador em um momento de crescente aprofundamento de desigualdades de oportunidades.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GOMES, Marília Passos Apoliano; LIRA, Bruno Ferreira Freire Andrade. O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NO CIBERESPAÇO: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO ONLINE E PEDAGOGIA DECOLONIAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1814>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC