O ENSINO DE REDAÇÃO PARA ALÉM DAS QUESTÕES FORMAIS: CONSTRUINDO APRENDIZAGEM COM FOCO NA CRIATIVIDADE E AUTONOMIA

  • PRISCILA MIRELE LINS GOMES

Resumo

É comum à sala de aula a produção de textos com o fim de que os alunos desenvolvam competências e habilidades inerentes à língua materna. No entanto, nem sempre essas construções estão albergadas na aprendizagem significativa recorrendo muitas vezes a métodos de memorização fadados ao insucesso. É nesse contexto, aliado ao advento tecnológico, que a escola também se percebe impelida a inserir novas tecnologias no ambiente escolar dada a relevância dos seus recursos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo incentiva a revisão de práticas tradicionais de ensino e discute a possibilidade da Aprendizagem Baseada em Projetos potencializar a reflexão sobre questões sociais contribuindo para o alargamento do repertório argumentativo a ser explorado nas aulas de redação. Para isso, analisamos como o desenvolvimento colaborativo de aplicativo mobile pelos alunos pode contribuir para a construção de um processo autônomo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GOMES, PRISCILA MIRELE LINS. O ENSINO DE REDAÇÃO PARA ALÉM DAS QUESTÕES FORMAIS: CONSTRUINDO APRENDIZAGEM COM FOCO NA CRIATIVIDADE E AUTONOMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1816>. Acesso em: 25 set. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC