FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA A IMPORTÂNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO MEIO DIGITAL

  • Regiane Dias Coitim
  • Emily Ayumi Moriguchi
  • Dulce Maria Strieder
  • Stacy Pedro Bach

Resumo

A sociedade do século XXI passa por diversas transformações decorrentes da era tecnológica que afeta todas as áreas do conhecimento. Neste sentido, o processo de ensino e aprendizagem presente em toda a vida do ser humano se adapta às novas formas de aquisição do conhecimento. Os estudos sobre os estilos de aprendizagem, entre outros elementos, buscam identificar a preferência de aprendizado dos alunos para que o docente possa aperfeiçoar sua prática diante da diversidade que este pode encontrar em sala de aula. Assim as pesquisas sobre formação de professores em associação com os estudos sobre estilos de aprendizagem vêm ganhando importância principalmente nos últimos anos, mostrando que a formação do professor é uma ação continua e entrelaçada às questões da aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é discutir estratégias para educação, permeando a formação docente e os estilos de aprendizagem, justificando o uso das tecnologias para o aprendizado dos alunos. A metodologia utilizada segue a linha qualitativa com revisão de literatura para embasamento teórico. Por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação é possível transformar a aula em espaço atrativo para os alunos, potencializando a aprendizagem, sem esquecer que para tal o docente necessita estar formado para atuar estimulando todos os sentidos da percepção, da memoria e atenção.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
COITIM, Regiane Dias et al. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA A IMPORTÂNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO MEIO DIGITAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1817>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC