PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE NA ELABORAÇÃO DE E-BOOKS ACESSÍVEIS A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
O presente artigo elenca práticas de acessibilidade na elaboração de e-books, garantindo que estudantes com deficiência visual possam visualizar seu conteúdo sem prejuízos. O estudo é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O estudo teve como lócus de desenvolvimento o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância da UFRN, cuja premissa é atender uma crescente demanda de estudantes com deficiência visual, que ingressaram em cursos de graduação a distância na instituição nos últimos anos. Metodologicamente, a pesquisa foi dividida em três partes: uma pesquisa documental, mapeando diretrizes de acessibilidade; o desenvolvimento de um protótipo, com implementações de acessibilidade levantadas anteriormente e um procedimento de validação com cinco profissionais, todos com experiência na elaboração de materiais didáticos acessíveis. O estudo revelou 18 recomendações para produzir e-books acessíveis a pessoas com deficiência visual, divididas em três tópicos: estrutura, desenho e mídias.