PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE NA ELABORAÇÃO DE E-BOOKS ACESSÍVEIS A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Rafael Marques Garcia
  • Célia Maria de Araújo

Resumo

O presente artigo elenca práticas de acessibilidade na elaboração de e-books, garantindo que estudantes com deficiência visual possam visualizar seu conteúdo sem prejuízos. O estudo é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O estudo teve como lócus de desenvolvimento o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância da UFRN, cuja premissa é atender uma crescente demanda de estudantes com deficiência visual, que ingressaram em cursos de graduação a distância na instituição nos últimos anos. Metodologicamente, a pesquisa foi dividida em três partes: uma pesquisa documental, mapeando diretrizes de acessibilidade; o desenvolvimento de um protótipo, com implementações de acessibilidade levantadas anteriormente e um procedimento de validação com cinco profissionais, todos com experiência na elaboração de materiais didáticos acessíveis. O estudo revelou 18 recomendações para produzir e-books acessíveis a pessoas com deficiência visual, divididas em três tópicos: estrutura, desenho e mídias.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MARQUES GARCIA, Rafael; MARIA DE ARAÚJO, Célia. PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE NA ELABORAÇÃO DE E-BOOKS ACESSÍVEIS A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1818>. Acesso em: 09 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição