INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: PROPOSTAS DE DIÁLOGO COM FOCO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

  • Erica Maria Granjeiro
  • Raquel Guimarães Benevides
  • Cláudio Roberto Nóbrega Amorim
  • Simone Souza Oliveira
  • Rogério Mercês Ferreira Santos
  • Victor Travassos Sarinho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar práticas pedagógicas inovadoras com foco na formação inicial e continuada de professores e alunos por meio da integração entre Universidade e Escola. A Educação para o século XXI requer mais do que simples aulas teóricas, o aluno precisa manusear ferramentas e/ou instrumentos que favoreçam uma aprendizagem trabalhada no desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, no presente trabalho foram promovidos encontros de formação pedagógica com foco na discussão da utilização de Metodologias Inovadoras de Ensino, bem como foram realizadas oficinas de caráter interdisciplinar com foco no ensino de saúde, envolvendo os conteúdos de Fisiologia Humana, Microbiologia, Bioquímica, Genética e Tecnologias. As práticas pedagógicas foram desenvolvidas e aplicadas por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Biologia (NUPEECBio) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tendo como finalidade abordar temas do conteúdo curricular, de forma lúdica, contextualizada e inovadora com as teorias elencadas na Universidade. Como resultado foram produzidos encontros de formação pedagógica, jogos didáticos inovadores, exposições didáticas, oficinas de caráter participativo sob o olhar integrado de professores da Universidade e da Escola.  

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GRANJEIRO, Erica Maria et al. INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: PROPOSTAS DE DIÁLOGO COM FOCO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1819>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC