INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: PROPOSTAS DE DIÁLOGO COM FOCO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar práticas pedagógicas inovadoras com foco na formação inicial e continuada de professores e alunos por meio da integração entre Universidade e Escola. A Educação para o século XXI requer mais do que simples aulas teóricas, o aluno precisa manusear ferramentas e/ou instrumentos que favoreçam uma aprendizagem trabalhada no desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, no presente trabalho foram promovidos encontros de formação pedagógica com foco na discussão da utilização de Metodologias Inovadoras de Ensino, bem como foram realizadas oficinas de caráter interdisciplinar com foco no ensino de saúde, envolvendo os conteúdos de Fisiologia Humana, Microbiologia, Bioquímica, Genética e Tecnologias. As práticas pedagógicas foram desenvolvidas e aplicadas por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Biologia (NUPEECBio) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tendo como finalidade abordar temas do conteúdo curricular, de forma lúdica, contextualizada e inovadora com as teorias elencadas na Universidade. Como resultado foram produzidos encontros de formação pedagógica, jogos didáticos inovadores, exposições didáticas, oficinas de caráter participativo sob o olhar integrado de professores da Universidade e da Escola.