FORMAÇÃO DOCENTE COM O GAME COMENIUS: O JOGO DA DIDÁTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, A PARTIR DA MÍDIA-EDUCAÇÃO

  • Ana Cristina Nunes Gomes Müller
  • Dulce Márcia Cruz

Resumo

Como formar professores para as novas linguagens midiáticas? Como a proposta da mídia-educação pode fazer parte desta formação tanto como conceito quanto metodologia? A partir desses questionamentos, o objetivo deste artigo é descrever, por meio de um relato de experiência, como foi o desenvolvimento de um curso a distância sobre o uso de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem, denominado Game Comenius – o jogo da didática, a partir da mídia-educação. Primeiramente, será descrito como o curso foi desenvolvido semanalmente a partir do referido conceito e método e, posteriormente, um perfil dos participantes e suas avaliações do curso. Por fim, foi possível constatar que o objetivo de oferta de um curso a distância a partir do conceito e método de mídia-educação foi bem-sucedido. A boa avaliação dos participantes corrobora a importância do tripé com, sobre/para e através das mídias na formação docente para o uso das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MÜLLER, Ana Cristina Nunes Gomes; CRUZ, Dulce Márcia. FORMAÇÃO DOCENTE COM O GAME COMENIUS: O JOGO DA DIDÁTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, A PARTIR DA MÍDIA-EDUCAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1820>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC