FORMAÇÃO DOCENTE COM O GAME COMENIUS: O JOGO DA DIDÁTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, A PARTIR DA MÍDIA-EDUCAÇÃO
Resumo
Como formar professores para as novas linguagens midiáticas? Como a proposta da mídia-educação pode fazer parte desta formação tanto como conceito quanto metodologia? A partir desses questionamentos, o objetivo deste artigo é descrever, por meio de um relato de experiência, como foi o desenvolvimento de um curso a distância sobre o uso de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem, denominado Game Comenius – o jogo da didática, a partir da mídia-educação. Primeiramente, será descrito como o curso foi desenvolvido semanalmente a partir do referido conceito e método e, posteriormente, um perfil dos participantes e suas avaliações do curso. Por fim, foi possível constatar que o objetivo de oferta de um curso a distância a partir do conceito e método de mídia-educação foi bem-sucedido. A boa avaliação dos participantes corrobora a importância do tripé com, sobre/para e através das mídias na formação docente para o uso das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem.