PRÁTICAS SEGURAS NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE: UMA PROPOSTA DE E-LEARNING

  • Desiree Zago Sanchis
  • Aline Loiola Moura Bianconi
  • Jhessica Pedroso Alves
  • Danielli Rafaeli Cândido
  • Mariana Ângela Rossaneis
  • Valeska Tais de Araújo Hoffman
  • Sabine Jenal
  • Maria Do Carmo Fernandez Lourenço Haddad

Resumo

A identificação do paciente consiste em uma ação primária e fundamental na prestação do cuidado seguro, pois tem como objetivo garantir que o cuidado planejado seja destinado ao paciente correto. Erros de identificação do paciente podem ocorrer em todas as etapas da assistência. A fim de reduzir os erros e aprimorar as práticas assistenciais, as instituições de saúde vêm investindo em estratégias que busquem o fortalecimento da cultura de segurança do paciente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm contribuído na transformação dos processos de trabalho, visto que são caracterizadas como facilitadoras de aprendizagem e multiplicadoras de conhecimentos. Neste contexto, o objetivo desde estudo foi desenvolver uma proposta educativa na modalidade e-learning para auxiliar no ensino-aprendizagem de profissionais de enfermagem sobre práticas seguras no processo de identificação do paciente. Caracterizada por ser uma pesquisa metodológica aplicada, que gera conhecimentos para elaboração de produtos, seguiu-se o rigor do Design Instrucional Contextualizado estruturado a partir do modelo ADDIE que compreende as etapas de Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Como resultado foi desenvolvido uma proposta de e-learning. Nota-se a relevância de estudos nesta área, destacando o uso de tecnologias interativas na educação coorporativa.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ZAGO SANCHIS, Desiree et al. PRÁTICAS SEGURAS NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE: UMA PROPOSTA DE E-LEARNING. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1821>. Acesso em: 23 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição