FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA BASEADA EM CURSOS ABERTOS MASSIVOS ONLINE (MOOCS): EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Josiane Lemos Machiavelli
  • Patricia Smith Cavalcante

Resumo

O trabalho apresenta um modelo de formação docente baseado em cursos abertos massivos online (MOOCs), proposto pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para orientar os docentes no uso pedagógico do G Suite, conjunto de serviços que está sendo utilizado nas atividades       remotas durante o período de distanciamento social para enfrentamento do coronavírus. O curso baseia-­‐se na aprendizagem flexível, centrada nas necessidades dos cursistas, com opções variadas de recursos e estratégias a fim de atender diferentes estilos de aprendizagem. Resultados   preliminares da pesquisa apontam que o modelo de curso sugerido pode ser uma alternativa eficiente e eficaz para contribuir com a  formação docente continuada, além de proporcionar estruturas múltiplas, aplicadas e colaborativas de ensino e aprendizagem, capazes de alcançar gande              número de professores e corresponder às suas expectativas formativas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MACHIAVELLI, Josiane Lemos; CAVALCANTE, Patricia Smith. FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA BASEADA EM CURSOS ABERTOS MASSIVOS ONLINE (MOOCS): EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1822>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC