FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE O PNE 2014-2024 E COMPETÊNCIAS DIGITAIS
Resumo
O tema deste artigo é a formação continuada de Professores de Educação Básica no âmbito do Plano Nacional de Educação 2014-2024 para o desenvolvimento de competências digitais. O problema que norteou as discussões foi: Como o Plano Nacional de Educação aborda a formação docente continuada em relação ao desenvolvimento de competências digitais? Estabeleceu-se o objetivo geral de compreender a abordagem do Plano Nacional de Educação em relação à formação docente continuada para reflexão sobre o desenvolvimento de competências digitais. Para alcançar esse objetivo, os autores analisaram a formação continuada de professores no contexto cibercultural e identificaram trechos do Plano Nacional de Educação que abordam esse aspecto. Optouse por uma metodologia de caráter qualitativo, cunho exploratório e com características de pesquisa bibliográfico-documental. A fundamentação teórica envolveu a cibercultura, o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no trabalho docente, formação continuada de professores e competências digitais. A fonte documental foi o próprio Plano Nacional de Educação, que passou por leitura e seleção de trechos sobre o tema. Encontraram-se trechos nas metas cinco, sete, quinze e dezesseis. Os resultados indicam que o documento aborda essa formação diretamente relacionada ao desenvolvimento de competências digitais ou permite subentender a necessidade desse desenvolvimento.