RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo
Considerando a emergência de práticas pedagógicas que facilitem o ensino-aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa, apresenta-se um relato de experiência de uma aula, com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a construção de mapas conceituais. Com embasamento teórico na Base Nacional Comum Curricular e teóricos da Língua Portuguesa, como Evanildo Bechara e Luiz Carlos Travaglia, para fundamentar a importância de ressignificar os paradigmas que envolvem o ensino de nossa língua materna. Foi usado então, a plataforma Goconqr, que consiste na elaboração de mapas mentais, quiz, organogramas, slides, entre outros. Como recurso, para trabalhar a pragmática temática de análise sintática: período composto por coordenação e subordinação. O objetivo desse trabalho, é a aprendizagem significativa dos alunos, a construção de práticas que coloquem o aluno como autor de sua aprendizagem, além de despertar um olhar mais atento dos educadores, quanto ao uso contínuo e contextualizado desses recursos. Desse modo, foi possível observar que os educandos, quando colocados como protagonistas da aprendizagem, desenvolvem-se, e mostram-se mais interessados e motivados.