RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Carla Cristina Rodrigues Santos
  • Suzana Rodrigues de Almeida Martire
  • Bruna Pinheiro dos Santos
  • Karine de Souza Santos
  • Raquel Martins Fernandes

Resumo

Considerando a emergência de práticas pedagógicas que facilitem o ensino-aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa, apresenta-se um relato de experiência de uma aula, com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a construção de mapas conceituais. Com embasamento teórico na Base Nacional Comum Curricular e teóricos da Língua Portuguesa, como Evanildo Bechara e Luiz Carlos Travaglia, para fundamentar a importância de ressignificar os paradigmas que envolvem o ensino de nossa língua materna.  Foi usado então, a plataforma Goconqr, que consiste na elaboração de mapas mentais, quiz, organogramas, slides, entre outros. Como recurso, para trabalhar a pragmática temática de análise sintática: período composto por coordenação e subordinação. O objetivo desse trabalho, é a aprendizagem significativa dos alunos, a construção de práticas que coloquem o aluno como autor de sua aprendizagem, além de despertar um olhar mais atento dos educadores, quanto ao uso contínuo e contextualizado desses recursos. Desse modo, foi possível observar que os educandos, quando colocados como protagonistas da aprendizagem, desenvolvem-se, e mostram-se mais interessados e motivados. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTOS, Carla Cristina Rodrigues et al. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1826>. Acesso em: 24 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição