UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

  • CÉLIA REGINA DE CARVALHO

Resumo

Um recurso educacional aberto (REA) consiste em qualquer tipo de ferramenta, material ou técnica de ensino e pesquisa que a partir do momento em que esteja sob domínio público ou licença livre permita sua utilização ou adaptação por outras pessoas (UNESCO, 2002). Neste trabalho procuramos discutir sobre os desafios e possibilidades na produção de recursos educacionais abertos por um grupo de participantes de um curso de especialização da UFMS. Os participantes do curso escolheram um tipo de REA, planejaram e criaram os mesmos, bem como propuseram situações pedagógicas a fim de empregá-los em sala de aula. Tendo em vista a expansão da web 2.0 em que as pessoas podem consumir e produzir conteúdos relevantes, ressaltamos a importância de a internet ser um espaço livre e acessível a todos. Destacamos a importância de os professores também produzirem recursos educacionais abertos que contribuam tanto para o compartilhamento de atividades e projetos desenvolvidos em sala de aula quanto para a formação de professores.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CARVALHO, CÉLIA REGINA DE. UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1827>. Acesso em: 26 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição