PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS PARA INDIVÍDUOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN DA INFORMAÇÃO E DE INTERFACES

  • Antônio José Spirandelli
  • Cassia Leticia Carrara Domiciano

Resumo

A facilidade de conectar-se a internet proporcionada por smartphones faz com que o acesso às plataformas de EaD seja possível a qualquer momento e lugar. Embora esses dispositivos incorporem inúmeras funções de acessibilidade, indivíduos com deficiência visual ainda encontram vários problemas ao utilizar interfaces táteis. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi de, sob a ótica do design da informação e de interfaces, levantar aspectos relevantes na produção de conteúdos educacionais, por meio de uma revisão sistemática da literatura. A eficiência das ferramentas de acessibilidade depende de como afetam a experiência desses usuários na execução de tarefas em dispositivos com interface tátil. É possível afirmar que existe uma série de apontamentos no sentido de facilitar a interação entre portadores de deficiência visual e dispositivos touchscreen, porém ainda faltam diretrizes padronizadas para o projeto de conteúdos inclusivos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
JOSÉ SPIRANDELLI, Antônio; LETICIA CARRARA DOMICIANO, Cassia. PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS PARA INDIVÍDUOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN DA INFORMAÇÃO E DE INTERFACES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1828>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição