PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS PARA INDIVÍDUOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN DA INFORMAÇÃO E DE INTERFACES
Resumo
A facilidade de conectar-se a internet proporcionada por smartphones faz com que o acesso às plataformas de EaD seja possível a qualquer momento e lugar. Embora esses dispositivos incorporem inúmeras funções de acessibilidade, indivíduos com deficiência visual ainda encontram vários problemas ao utilizar interfaces táteis. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi de, sob a ótica do design da informação e de interfaces, levantar aspectos relevantes na produção de conteúdos educacionais, por meio de uma revisão sistemática da literatura. A eficiência das ferramentas de acessibilidade depende de como afetam a experiência desses usuários na execução de tarefas em dispositivos com interface tátil. É possível afirmar que existe uma série de apontamentos no sentido de facilitar a interação entre portadores de deficiência visual e dispositivos touchscreen, porém ainda faltam diretrizes padronizadas para o projeto de conteúdos inclusivos.