ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO BÁSICO.
Resumo
Este artigo resulta de uma oficina que foi aplicada em uma escola Pública, na periferia de Castanhal, Pará, Brasil. Potencializando o processo de ensino e aprendizagem da Física através do uso da robótica educacional, por meio da plataforma Arduino. Esse trabalho teve como objetivo aplicar o uso de novas tecnologias na educação, utilizando a robótica educacional, trazendo novas formas de ensino e aprendizado pela tecnologia do Arduino. Para tanto, destacando-se as dificuldades que esses alunos têm em manusear o computador, a linguagem de programação, a eletrônica, a eletricidade e a lógica matemática. A metodologia do trabalho partiu de uma pesquisa qualitativa, com análise de temas abordados em livros, artigos, internet e teses. A pesquisa de campo se deu por meio da intervenção junto aos alunos do 3º ano, colocando-se como objetiva, empirista, mostrando a realidade social dos alunos e estrutural da escola durante três dias de oficina. Para embasar o trabalho usamos Campos (2008), mais precisamente sua tese de doutorado intitulada Diálogo de Paulo Freire e Seymour Papert, que visa à responsabilidade de ajudar na ação para superar dificuldades no ensino. Como resultados obtivemos a interação de todos os alunos durante os trabalhos em grupo para execução das tarefas nas montagens dos circuitos e programação através do ardublock.