ROBÓTICA EDUCATIVA E MÉTODO TRON: VIVÊNCIAS E EXPERIMENTOS COM ALUNOS DA APAE-PARNAÍBA-PI
Resumo
A Robótica Educativa integra o âmbito escolar como mediadora do processo de ensino e aprendizagem de alunos que possuem alguma deficiência. As pesquisas nesse enfoque ainda são restritas, mas é possível verificar ações importantes desenvolvidas para a reflexão da prática docente. A pesquisa teve como objetivo geral compreender o processo de ensino e aprendizagem de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Parnaíba durante integração da Robótica Educativa por meio do Método TRON. De cunho qualitativo, tratou-se de experiências e vivências de uma equipe multidisciplinar de pedagogos, psicopedagogos e psicólogo durante três meses com alunos da APAE de Parnaíba, utilizando uma metodologia de integração da robótica em sala de aula, evidenciadas através de questionário formulado no Google Forms, e posteriormente analisado à luz das discussões de PAPERT (1993), SASAKI (2009), SILVA (2009), ALIMISIS (2013), FERNANDES; D’ABREU (2013), LOPES et al (2015), BARROS (2017), CAMPOS (2017), PERALTA; GUIMARÃES (2018), (LIMA; LEITE; SILVA, 2018) e MOTA (2019), entre outros. Os resultados mostram benefícios na utilização da Robótica Educativa com alunos com deficiência no que tange ao desenvolvimento de diversas habilidades sejam elas emocionais, comportamentais, motoras e cognitivas, consideradas importantes para a progressão de outras habilidades.