PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA CURSOS NO FORMATO MOOC
Resumo
O objetivo deste estudo qualitativo é refletir a produção do material didático elaborado para um curso do Portal de Cursos Abertos - PoCA, da UFSCar. O curso Tradutor Intérprete de Libras: prática e Formação Profissional, como MOOC, faz parte de uma pesquisa2 e aborda questões relacionadas à atuação no contexto educacional. A concepção do material buscou contemplar aspectos teóricos e práticos da tradução e interpretação na interface com processos envolvidos no contexto escolar, e tornou-se possível pela reflexão conjunta da equipe docente, composta por i) aluna-orientanda, ii) professora-orientadora, e, iii) professora-convidada, em parceria com a equipe PoCA. A produção contemplou etapas de escrita e revisão pela aluna-orientanda sob orientação e revisão das professoras e equipe Poca, buscando um encadeamento lógico e conceitual em atenção aos objetivos do curso. Concebe-se que a produção do material didático no formato especificado com acessibilidade demanda e pressupõe o envolvimento de profissionais da área e de revisores, tanto de aspectos conceituais e teóricos quanto relacionados à coerência e coesão, compondo uma equipe multidisciplinar para a reflexão e produção de material destinado a cursos abertos e que atendem diferentes perfis de participantes.