PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA CURSOS NO FORMATO MOOC

  • Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlo
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
  • Lara Ferreira dos Santos

Resumo

O objetivo deste estudo qualitativo é refletir a produção do material didático elaborado para um curso do Portal de Cursos Abertos - PoCA, da UFSCar. O curso Tradutor Intérprete de Libras: prática e Formação Profissional, como MOOC, faz parte de uma pesquisa2 e aborda questões relacionadas à atuação no contexto educacional. A concepção do material buscou contemplar aspectos teóricos e práticos da tradução e interpretação na interface com processos envolvidos no contexto escolar, e tornou-se possível pela reflexão conjunta da equipe docente, composta por i) aluna-orientanda, ii) professora-orientadora, e, iii) professora-convidada, em parceria com a equipe PoCA. A produção contemplou etapas de escrita e revisão pela aluna-orientanda sob orientação e revisão das professoras e equipe Poca, buscando um encadeamento lógico e conceitual em atenção aos objetivos do curso. Concebe-se que a produção do material didático no formato especificado com acessibilidade demanda e pressupõe o envolvimento de profissionais da área e de revisores, tanto de aspectos conceituais e teóricos quanto relacionados à coerência e coesão, compondo uma equipe multidisciplinar para a reflexão e produção de material destinado a cursos abertos e que atendem diferentes perfis de participantes.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
REGINA GONÇALVES DE MELO GIAMLO, Priscila; BROGLIA FEITOSA DE LACERDA, Cristina; FERREIRA DOS SANTOS, Lara. PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA CURSOS NO FORMATO MOOC. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1833>. Acesso em: 25 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição