PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO NA ÁREA DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA DE MICROLEARNING
Resumo
A popularização da produção de conteúdo audiovisual no século XXI se deve a crescente imersão tecnológica da sociedade. Logo, pensar em vídeos educativos no formato microlearning que busquem divulgar as pesquisas desenvolvidas e o conhecimento produzido dentro das Universidades às pessoas tem se tornado cada vez mais necessário. Apresentamos, aqui, o processo de desenvolvimento, desde a pesquisa até a publicação de um vídeo educativo técnico-científico que visa a divulgação de uma pesquisa sobre a ativação da superfície de alumínio por íons de mercúrio e produção de gás hidrogênio, possibilitando a utilização do material para estudos sobre corrosão, oxidação eletroquímica e produção de uma alternativa aos combustíveis fósseis. Ao transpor o conhecimento de uma maneira mais acessível e de fácil consumo espera-se conquistar novos entusiastas da ciência e da educação, além de cativar educadores a produzir conteúdo audiovisual para serem disponibilizados em sites de compartilhamento de vídeos como o YouTube.