RODA A SETA: JOGO DIDÁTICO PARA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

  • José Benedito dos Santos Batista Neto
  • ALISSON OURIQUES DE GOUVEIA
  • HERBERTH RICK DOS SANTOS SILVA
  • ALINE OURIQUES DE GOUVEIA
  • LIVIA CAROLINE MACHADO DA SILVA
  • AMANDA OURIQUES DE GOUVEIA
  • MICHELE PINHEIRO FERREIRA
  • IARA VICTORIA PINHEIRO DE LIMA
  • CAIO HEITOR VIEIRA MELO
  • THACYANA VITÓRIA LOPES DE CARVALHO
  • THIAGO MARCÍRIO GONÇALVES DE CASTRO
  • CRISTIELLE LARISSA SOUSA DE ALMEIDA

Resumo

Durante anos, a educação passou por diversos processos de evolução, para que a aprendizagem estivesse ao alcance de todos. Uma das alternativas para chegar a esse objetivo, foi a utilização de jogos didáticos, tornando a participação dos indivíduos autênticas, além de estimular sistemas dor corpo e melhor relação social. Diante disso, o estudo teve como objetivo apresentar um material didático, “Roda a Seta”, que deve promover de uma forma mais lúdica o conhecimento sobre aspectos relacionados a qualquer tema de educação em saúde, de modo a se tornar material de apoio de atividades desenvolvidas pelos discentes em atividades do ensino superior. Sendo assim, trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a aplicação de um jogo didático intitulado “Roda a Seta” em dois momentos distintos. A dinâmica foi elaborada por acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública de ensino superior, localizada no interior do estado do Pará. Primeiramente, foi aplicado para acadêmicos de Enfermagem e, posteriormente, para professores atuantes na rede fundamental de ensino. Por fim, conclui-se que a utilização do material didático foi uma importante estratégia para aprendizagem relacionado a Educação em Saúde, pois, trabalhar com atividades lúdicas desperta maior interesse nos participantes e envolve a atenção dos mesmos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NETO, José Benedito dos Santos Batista et al. RODA A SETA: JOGO DIDÁTICO PARA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1837>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição