USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES PARA INCLUSÃO DIGITAL

  • Gisele Massola

Resumo

Esse texto procura apresentar e analisar recursos de aprendizagem envolvendo o uso das tecnologias digitais para promoção de autonomia, construções colaborativas e interativas de modo a fomentar a inclusão por meio digital. Interessa-me, especialmente, reconhecer adequações na prática docente através da incorporação de ferramentas digitais para a promoção da autonomia dos estudantes. Nessa direção, valho-me das concepções teóricas de Lévy (2011) e Morán (2015) buscando acentuar reflexões sobre as implicações pedagógicas e sociais de recursos das tecnologias digitais e assistivas. Os procedimentos metodológicos partem de práticas de ensino-aprendizagem com uso de mídias digitais e redes sociais como ferramentas colaborativas bem como de programas adaptados para a elaboração de Projetos Integradores (PI) por estudantes do ensino médio técnico integrado ao Meio Ambiente do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As análises permitem afirmar que o uso de tecnologias disponíveis na rede não bastam por si só para constituição de um aprendizado autônomo. Faz-se necessário dar passos além para trabalhar com o conceito de emancipação digital, que por sua vez preconiza a construção colaborativa dos conhecimentos. As ferramentas e mídias digitais utilizadas permitiram deslocar o processo de aprendizagem de um modelo mais informativo para um modelo de construção do conhecimento de forma mais autônoma, colaborativa e interativa no envolvimento dos estudantes.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MASSOLA, Gisele. USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES PARA INCLUSÃO DIGITAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1838>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição