PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DA ANATOMIA DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO PARA DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Os conteúdos relacionados à saúde e a qualidade de vida, estão cada vez mais presentes nas escolas, contudo, os meios para aprendizagem significativa desses assuntos precisam ser continuamente adaptados à realidade do ensino de ciências. Nesse sentido, o presente estudo objetivou relatar a construção de materiais didáticos alternativos no ensino de anatomia humana. Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, voltado para discentes do segundo grau de escolas públicos, no município de Tucuruí-PA. Diante disso, salienta-se que participaram do ensino cerca de 111 estudantes entre 15 e 18 anos de idade que frequentavam escolas públicas e particulares do município em questão. Nesse ínterim, a estratégia educativa foi dividida em três fases dinamizadas e diretamente interligadas. A abordagem metodológica obteve sucesso em estimular a capacidade do aluno de observar, interpretar, analisar e pensar cientificamente, desse modo, identificando novas possibilidades de refletir sobre o que está sendo apresentado, motivando-os ao aprendizado da matéria de ciências. Com base na receptividade dos participantes a proposta lúdica de ensino, é possível concluir que o dinamismo criativo aliado a educação é um excelente recurso para compreensão do conhecimento científico, segundo Nicola; Paniz (2017) esta matéria do currículo básico de ensino, muitas vezes não desperta o interesse dos alunos, devido ao uso constante de nomeclaturas e processos considerados complexos.