PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DA ANATOMIA DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO PARA DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Lauany Silva de Medeiros
  • ANA KARINA LEITE COSTA
  • ALISSON OURIQUES DE GOUVEIA
  • PEDRO GABRIEL SILVA DE MOURA
  • LUIZ ROCHA CHAVES
  • ALINE OURIQUES DE GOUVEIA
  • AMANDA OURIQUES DE GOUVEIA
  • NATALIA KARINA NASCIMENTO DA SILVA
  • KAREN SILVA DE CASTRO
  • THALIA DOS SANTOS MORAES
  • DÉBORA LOBATO CARDOSO

Resumo

Os conteúdos relacionados à saúde e a qualidade de vida, estão cada vez mais presentes nas escolas, contudo, os meios para aprendizagem significativa desses assuntos precisam ser continuamente adaptados à realidade do ensino de ciências. Nesse sentido, o presente estudo objetivou relatar a construção de materiais didáticos alternativos no ensino de anatomia humana. Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, voltado para discentes do segundo grau de escolas públicos, no município de Tucuruí-PA. Diante disso, salienta-se que participaram do ensino cerca de 111 estudantes entre 15 e 18 anos de idade que frequentavam escolas públicas e particulares do município em questão. Nesse ínterim, a estratégia educativa foi dividida em três fases dinamizadas e diretamente interligadas. A abordagem metodológica obteve sucesso em estimular a capacidade do aluno de observar, interpretar, analisar e pensar cientificamente, desse modo, identificando novas possibilidades de refletir sobre o que está sendo apresentado, motivando-os ao aprendizado da matéria de ciências. Com base na receptividade dos participantes a proposta lúdica de ensino, é possível concluir que o dinamismo criativo aliado a educação é um excelente recurso para compreensão do conhecimento científico, segundo Nicola; Paniz (2017) esta matéria do currículo básico de ensino, muitas vezes não desperta o interesse dos alunos, devido ao uso constante de nomeclaturas e processos considerados complexos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA DE MEDEIROS, Lauany et al. PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DA ANATOMIA DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO PARA DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1839>. Acesso em: 02 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição