USO DO DESENHO ANIMADO COMO ESTRATÉGIA DE APOIO PEDAGÓGICO NOS PROCESSOS PARTICIPATIVOS EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONDUZIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO DESENHO AMBIENTAL

  • José Francisco Peligrino Xavier
  • Marli Teresinha Everling
  • Viviane Cris Mendes Xavier
  • Henrique Rossi Chaves
  • Morgana Creuz Ganske

Resumo

O artigo relata atividades e experiências de educação ambiental conduzidas no âmbito do Projeto de Extensão Desenho Ambiental. O objetivo é apresentar as práticas de desenvolvimento de conteúdos educacionais e materiais didáticos ao longo dos anos, com ênfase na produção desenvolvida a partir de 2018. O relato abrange a atuação   em rede do  Projeto de Extensão com o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental e o Projeto de Pesquisa Ethos - Design e Relações de Uso (Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville - PPGDesign/Univille) A metodologia de desenvolvimento foi  sistematizada  pela rede de integração a partir do Processo Design for Change (uma abordagem  de design participativo)  e  denominada ‘Design para Poéticas Ambientais.  A fundamentação teórica foi ‘tecida’  organicamente ao longo da abordagem e está centrada no design participativo Os resultados abrangem  a utilização da  metodologia para o desenvolvimento de animações em uma ação integrada entre o curso de Animação   Digital da Univille e a Escola Municipal Aluízius Sehnem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
XAVIER, José Francisco Peligrino et al. USO DO DESENHO ANIMADO COMO ESTRATÉGIA DE APOIO PEDAGÓGICO NOS PROCESSOS PARTICIPATIVOS EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONDUZIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO DESENHO AMBIENTAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1841>. Acesso em: 30 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição