FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO

  • Francisco Thiago Chaves de Oliveira
  • Elcimar Simão Martins

Resumo

As tecnologias atualmente fazem parte do cotidiano de nossos alunos e possibilitam mudanças constantes, novas de aprendizagens e ensino. É praticamente impossível falar em processo ensino-aprendizagem no século XXI e não considerar o papel inclusivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro desse processo. Pretendemos com esse trabalho desenvolver um estudo mais longo que propicie aos professores um debate sobre o atual estágio da Formação Docente para o uso de Novas Tecnologias em sala de aula e novas práticas docentes. Pretendemos incluir o professor como centro vital desse processo, visto que o papel do educados, além de formador é o de agente transformador da sociedade, principalmente em uma sociedade tão carente quanto a nossa. Nosso corpus de pesquisa foi uma escola regular da rede estadual de ensino localizada em uma periferia da cidade de Fortaleza. Entendemos ser a escola pública brasileira o grande lugar de socialização e democratização do saber e espaço propício ao incentivo de uma educação de qualidade e pronta para o novo século. Palavras-chave: Formação de Professores. Tecnologias de Ensino. Ensino Médio

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Francisco Thiago Chaves de; MARTINS, Elcimar Simão. FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1842>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC