A FORMAÇÃO DOCENTE PARA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
A partir da década de 1970, que o Brasil passa por transformações em todos os campos, trazendo a demanda de inovações que venham ao encontro com o momento histórico, econômico, social e cultural. A educação deve estar preparada a demanda de novo paradigma numa sociedade complexa e multirelacional. O objetivo deste artigo é refletir sobre a formação docente mediante os recursos educacionais abertos na educação de jovens e adultos. O caminho metodológico foi de pesquisa bibliográfica, de teor formação multirelacional. Teve como considerações, a importância de adequar os recursos educacionais abertos na modalidade de EJA, dada a especificidade e a necessidade premente de se considerar tal modalidade como imprescindível à população brasileira, como também a formação docente para tal processo. E esta modalidade com acesso aberto à informação e conhecimentos fará com que a educação seja democratizada, levando em conta a facilidade de contato com conteúdos relevantes para a preparação humana, profissional e social. Mas, para isso, torna-se fundamental preparação docente fundamentada nos processos tecnológicos como ferramentas e a consciência da complexidade e da multidimensionalidade da sociedade atual. Percebe-se, ainda que há desafios na aplicação dos Recursos Educacionais Abertos, uma vez que grande parte da população brasileira não têm sequer um celular ou internet em casa. Isto faz com que as pessoas fiquem à marginalidade em termos de conhecimentos, emancipação social e cultural.