PROPOSTA DE FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA À PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Fernanda de Paula Silva
  • Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro
  • Selma Terezinha Milagre

Resumo

As limitações na vida diária trazem alguns prejuízos acarretados pela deficiência intelectual (DI) e se não for considerada e minimizada dentro das possibilidades do indivíduo, pode levá-lo à permanente dependência do outro. A proposta deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de uma ferramenta para uso em dispositivos móveis, voltada ao ensino de Matemática em situações de Atividades de Vida Autônoma (AVA). O objetivo de tal aplicação é auxiliar sujeitos com DI no desenvolvimento de habilidades necessárias para realização de atividades cotidianas, como: olhar as horas, receber um troco ou usar o transporte coletivo. O procedimento metodológico adotado foi um estudo qualitativo com reflexões de autores como: Mantoan (2003) e Vygotsky (1997), de documentos do Ministério da Educação e leis federais além de outras pesquisas que abordaram soluções tecnológicas para a inclusão. Após a análise de tais materiais foi determinado o que seria essencial para que a aplicação em desenvolvimento seja um recurso educacional de acessibilidade que auxilie tais pessoas a realizarem com confiança suas AVAs. Obteve-se como resultado parcial uma proposta de aplicação gratuita para o ensino da Matemática nas atividades cotidianas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DE PAULA SILVA, Fernanda; PRISCILA RODRIGUES LEITE CORDEIRO, Suammy; TEREZINHA MILAGRE, Selma. PROPOSTA DE FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA À PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1846>. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição