RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

  • Jose Adriano Silva de Oliveira
  • Renato Vieira de Sá
  • Angelica Satico Koga
  • Angela Terumi Fushita

Resumo

Este artigo foi estruturado com base no levantamento de material e de iniciativas relacionadas aos Recursos Educacionais Abertos (REA) na Universidade Federal do ABC (UFABC) que culminou no Workshop “Estações REA” promovido pela instituição em parceria com o Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL), com a finalidade de fomentar o debate sobre REA e capacitar docentes da rede pública e demais interessados. O termo REA está associado à produção de material didático disponibilizado em qualquer plataforma digital de forma aberta ou de domínio público que possa ser utilizado, reutilizado ou mixado por terceiros. O objetivo principal deste estudo foi diagnosticar o uso e produção dos REA na UFABC, a fim de promover o debate e incentivar o aproveitamento da diversidade de materiais educacionais produzidos no contexto do sistema UAB/UFABC, e a colaboração entre as instituições. Para isso, foi oferecido um Workshop que envolveu o trabalho em esquema de rotação de estações para o desenvolvimento e o debate dos cinco temas. Dos resultados obtidos, foi possível identificar que recursos educacionais e material audiovisual foram e estão sendo produzidos pelos grupos de pesquisa e núcleos estratégicos na UFABC de forma descentralizada e não institucionalizada, e poucos estão devidamente licenciados.

Como Citar
ADRIANO SILVA DE OLIVEIRA, Jose et al. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, jan. 2021. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1850>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição