DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCATIVO EM REALIDADE VIRTUAL PARA ENSINO A DISTÂNCIA SOBRE OS ASPECTOS DA DOR NA HOSPITALIZAÇÃO PEDIÁTRICA POR ANEMIA FALCIFORME
Resumo
A Educação a Distância (EAD) é um processo dinâmico formado por uma interface que envolve tecnologias de informação e comunicação e que na área da saúde representa uma nova tendência. Uma doença de abordagem multidisciplinar é a Doença Falciforme (DF), sendo a crise álgico ou crise vaso-oclusiva dolorosa (CVO) a principal causa de hospitalização dos pacientes pediátricos e sua complicação mais comum. Entre fatores desencadeantes estão o estresse físico e emocional, que podem ser provocados pelas hospitalizações e minimizados com uma equipe bem preparada, sendo que uma ferramenta que vem sendo explorada é a realidade virtual (RV), cujas características básicas são a imersão, a interação e o envolvimento. Objetivo: desenvolvimento um jogo em RV com enfoque na EAD sobre os aspectos que envolvem a dor em hospitalizações pediátricas por anemia falciforme. Metodologia: capacitação sobre modelagem 3d no software da Autodesk 3DS MAX 2017® e sobre a criação de jogos no Unreal Engine 4.15®; desenvolvimento dos modelos 3d; criação do roteiro do jogo com fundamentação teórica; desenvolvimento do jogo. Resultado: jogo sobre aspectos da dor em paciente com DF. Conclusão: a criação mídias em RV e a possibilidade de torna-las acessíveis para o uso em EAD de áreas da saúde pode contribuir significativamente para o aprendizado e vivência dos profissionais no contexto das hospitalizações por crise álgica da anemia falciforme em crianças, além de impulsionar a popularização do uso de tal tecnologia.